Comunidade

As respostas sociais no âmbito da Comunidade são um conjunto de serviços ou equipamentos sociais que têm como objetivo ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas. Na década de 90 a Misericórdia de Portimão prestou o apoio alimentar a muitas famílias através do Refeitório Social, apesar de ter cessado algum tempo depois pela dificuldade de sustentabilidade do mesmo a diversos níveis. Mas por força das circunstâncias sociais, é no ano de 2012 que a Misericórdia de Portimão retoma e investe novamente neste domínio, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar.

Cantina Social

No âmbito do Programa de Emergência Alimentar, a Misericórdia de Portimão reativou a resposta de Cantina Social, dispondo atualmente de duas cantinas sociais. A primeira, desde 2012, no Parque de Saúde, na Av. S. João de Deus, com a capacidade máxima de 100 refeições diárias, e a segunda, desde 2013, no Complexo Social, na Rua Coca Maravilhas, com a capacidade máxima de 65 refeições diárias.

Apoio Social

A Misericórdia de Portimão apoia pessoas em situações pontuais e de extrema carência, mediante análise técnica e dotação orçamental. No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Portimão, a Misericórdia de Portimão é um parceiro social e disponibiliza todos os respetivos recursos logísticos e operacionais em caso de situações de emergência no Município.