Sénior

A Misericórdia de Portimão retomou a sua atividade operacional em 1991, tendo sido pioneira na resposta social do Serviço de Apoio Domiciliário, que funcionava numas instalações emprestadas e provisórias no centro da cidade. Mas o grande impulso desta secular Instituição dá-se em 1997 com a inauguração do Complexo Social, no sítio da Coca Maravilhas, em Portimão, permitindo-se requalificar a existente resposta do Apoio Domiciliário e alargar a intervenção às resposta sociais de Lar de Idosos, atuais Residências Seniores, e do Centro de Dia.

Residência Sénior

Residência Sénior D. João II: a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é um estabelecimento de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Estamos no Complexo Social da Misericórdia de Portimão, na Rua Coca Maravilhas, em Portimão. Este equipamento social tem uma lotação máxima de 56 utentes, dos quais 23 lugares enquadram-se na Residência Sénior "D. João II" e estão abrangidos por acordo de comparticipação com o Instituto de Segurança Social, assinado em 02/12/1998. Os restantes 33 lugares enquadram-se na Residência Sénior "Rainha D. Leonor" e não beneficiam de comparticipação do Instituto de Segurança Social.

Residência Sénior

Residência Sénior Rainha D. Leonor: a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é um estabelecimento de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Estamos no Complexo Social da Misericórdia de Portimão, na Rua Coca Maravilhas, em Portimão. Este equipamento social tem uma lotação máxima de 56 utentes, dos quais 33 lugares enquadram-se na Residência Sénior "Rainha D. Leonor" e não beneficiam de comparticipação do Instituto de Segurança Social.

Centro de Dia

Centro de Dia S. Francisco de Xavier: o Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar. O Centro de Dia "S. Francisco de Xavier" funciona no Complexo Social da Misericórdia de Portimão, na Rua Coca Maravilhas, em Portimão, e tem uma lotação máxima de 50 utentes, dos quais 10 lugares são comparticipados pelo Instituto de Segurança Social, com acordo de cooperação estabelecido em 02/12/1998.

Apoio Domiciliário

Serviço de Apoio Domiciliário S. João de Deus: o Serviço de Apoio Domiciliário destina-se a prestar cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária. O Serviço de Apoio Domiciliário S. João de Deus" está sediado no Complexo Social da Misericórdia de Portimão, na Rua Coca Maravilhas, em Portimão, e tem uma capacidade máxima de 80 utentes, dos quais o Instituto de Segurança Social comparticipa 55 lugares, em conformidade com o acordo de cooperação assinado em 15/04/2003.