No âmbito do Programa Operacional do Algarve 2007-2013, eixo de Eficiência Energética, a Santa Casa da Misericórdia de Portimão concretizou uma profunda e alargada intervenção em toda a cobertura do Edifício Hospitalar, sito na Av. S. João de Deus, Parque de Saúde, em Portimão.

O projeto, aprovado no final de 2013, teve um investimento elegível de aproximadamente 109.740€, onde se enquadra o cofinanciamento do FEDER, através do Programa Operacional Algarve 21, em cerca de 65% do montante de investimento elegível aprovado. A operação consistiu na instalação de isolamento térmico na cobertura do Edifício Hospitalar e fração adjacente, numa extensão total de aproximadamente 2.880m2 em cobertura inclinada e plana e de 127m2 em paredes exteriores.

No seguimento desta intervenção e após análise dos respetivos indicadores de resultado, a eficiência energética do edifício passou a ser de classe B, estimando-se, com base nos primeiros três meses, uma poupança de energia primária (elétrica) na ordem dos 81,5 MWh/ano. Na continuidade dos investimentos já realizados nos últimos 6 anos, a melhoria da eficiência energética continuará a ser uma área de interesse e investimento para a Santa Casa da Misericórdia de Portimão.